Próximos eventos

5Out
05.10.2017 19: 00 - 20: 00
Pré-convenção do PDT RS

Agenda

loader

Fique Informado

TÍTULO VI 
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

CAPÍTULO I 
Das Disposições Gerais

Art. 80 - Os membros do Partido não responderão subsidiriamente pelas obrigações contratadas em nome da organização, nem responderá o Partido por quaisquer obrigações assumidas por seus filiados.

Art. 81 - Estes Estatutos só poderão ser alterados pela Convenção Nacional pelo voto da maioria dos seus membros, sendo que as propostas de alteração deverão ser enviadas a todas as Comissões Executivas Estaduais do PDT com antecedência de, no mínimo, trinta (30) dias da data da realização da Convenção.

Parágrafo único - Poderão propor reformas nos Estatutos a Executiva Nacional, um terço dos membros do Diretório Nacional, pelo menos três(3) Diretórios Estaduais ou por assinaturas de três por cento(3%) dos filiados em três Estados da Federação.

Art. 82 - Em caso de dissolução do Partido, o seu patrimônio será destinado a uma organização partidária de objetivos afins ou a entidade de finalidades sociais ou culturais, indicada pela Convenção Nacional.

Art. 83 - De acordo com as prioridades inscritas no Programa do Partido e as condições locais, serão incluídos, em todas as listas para disputa de mandatos legislativos e de direção partidária, assim como nos cargos de livre nomeação nas administrações de responsabilidade do PDT, mulheres, negros, sindicalistas, aposentados, jovens e índios, filiados ao Partido, de acordo com as realidades locais, garantindo sempre um mínimo de vinte por cento (20%) para mulheres.

Art. 84 - Fica facultado às Executivas Estaduais e Municipais propor aos respectivos Diretórios a escolha dos patronos das suas sedes entre figuras e acontecimentos da história nacional e partidária, ligados às lutas nacionais e sociais do povo brasileiro.

Art. 85 - Os Parlamentares de qualquer nível reservarão um terço (1/3) das vagas em cargos em comissão ou funções de confiança de seus gabinetes para serem indicados pelas respectivas Comissões Executivas.

Art. 86 - Os filiados-candidatos deverão usar, obrigatoriamente, em suas campanhas, a sigla, os símbolos e cores do partido, sob pena de instalação de processo disciplinar.

Art. 87 - A Executiva Nacional poderá elaborar resoluções, “ ad referendum “ do Diretório Nacional, para solucionar questões ou normatizar assuntos do interesse partidário.

Art. 88 - Das decisões dos diversos órgãos partidários caberá recurso, no prazo máximo de noventa (90) dias, “ ex-officio “ ou a pedido da parte prejudicada à Comissão Executiva Nacional e desta, em caráter terminativo, ao Diretório Nacional.

Art. 89 - O PDT incorpora no seu acervo programático doutrinário a Carta Testamento de Getúlio Vargas, as cartas de Lisboa e de Mendes e o Programa partidário, os quais passam a fazer parte integrante deste Estatuto.

Art. 90 - Os casos omissos nestes Estatutos serão resolvidos pela Executiva Nacional, com base na Constituição Federal e na legislação aplicável, nas boas práticas partidárias, na trajetória histórica do Partido, nas práticas adotadas pelos partidos-irmãos de outros países e sob a inspiração dos ideais de liberdade, de igualdade, de democracia, do trabalhismo e do socialismo.

CAPÍTULO II 
Das Disposições Transitórias

Art. 91 - Será inaugurado um busto do Presidente Getúlio Vargas na Sede Nacional do Partido, a qual passará a ser designada Presidente João Goulart.

Art. 92 - Para a definição de política específica pertinente à militância nos movimentos sindical, comunitário e outros movimentos sociais organizados, as Direções do PDT convocarão encontros específicos.

Art. 93 - As Comissões Executivas Estaduais e Municipais terão um prazo de vinte e quatro (24) meses para desenvolver a estrutura de Núcleos de Base, tal como se estabelece neste Estatuto.

Art. 94 - Os Diretórios Nacional e estaduais deverão baixar as normas e regulamentos necessários à complementação e fiel execução destes estatutos.

Art. 95 - Os presentes Estatutos entram em vigor, com seu registro junto ao Cartório de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas e na data de sua publicação no Diário Oficial da União, ficando revogadas as disposições anteriores.

Brasília, Sede Nacional do PDT, 
Em 27 de Agosto de l999

LEONEL DE MOURA BRIZOLA 
Presidente Nacional do PDT

Publique-se

MANOEL DIAS
Secretário Nacional do PDT

Nossos Representantes

Nossos representantes na Câmara Federal e Assembleia Legislativa
Porto Alegre
Leia aqui as noticias de Porto Alegre

Servidor com salário parcelado fica livre de multa por atraso em conta de água

Leia mais

Comenda Porto do Sol é indicada ao Grêmio Geraldo Santana

Leia mais

Aprovada criação da Frente Parlamentar em Defesa do 4º Distrito

Leia mais

PDT EM DEBATE Fortunati fala sobre Pacto Federativo

Leia mais

Proposta homenagem à Associação de Cegos do Rio Grande do Sul

Leia mais
Diretório Metropolitano e Câmara de Vereadores

Pelo Rio Grande

Empossada nova Coordenadoria do PDT Região da Fronteira que compreende os munícipios de Barra do Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, Maçambará e São Borja: Coordenador: Marcelo Lemos (ex Vereador e Pres do...

  A Coordenadoria Regiona do PDT da Grande Santa MAria esteve reunida dia 28/08, na Quarta Colônia, município de Dona Francisca. Com a presença de sete municípios da região e o deputado Gerson Bur...

A Câmara de Vereadores de Osório foi o local da reunião na noite desta última quinta-feira, dia 24, das principais lideranças do Partido Democrático Trabalhista – PDT no âmbito estadual e federal, j...

Neste dia 24 de agosto, o país rememora os 63 anos do ato extremo praticado pelo presidente Getúlio Vargas contra a sua própria vida, no que se tornou o desfecho mais trágico de uma crise política e...

O PDT de Carazinho reuniu filiados e simpatizantes neste sábado (19) no CTG Pedro Vargas para apresentar a nova executiva e o diretório para a gestão 2017-2018. A posse contou com a presença de rep...

O Movimento Socialista de Cultura Darcy Ribeiro, de Caxias do Sul (RS), lançou uma biblioteca virtual com obras das áreas de sociologia, filosofia e feminismo, entre outras. De forma prática e gratu...

Categorias: Pelo Rio Grande Prefeituras