Imprimir

Representantes ou Interpretes

Carlos Alberto Petersen (Engenheiro)

 

Um Partido vale por suas idéias, por seu programa e suas manifestações externas. A representação parlamentar é a manifestação externa mais autêntica de um partido.

 A aplicação de idéias se agiliza, quando o Partido obtém e exerce o poder; entretanto, até chegar a esta condição é necessário que suas lideranças, especialmente os parlamentares, façam eco e ressonância às aspirações populares. Captar e assimilar os anseios do povo, para transmiti-los e aplicá-los fundamenta a representatividade política. A atuação parlamentar, portanto deve ser sensível ao sentimento que norteia aqueles que compõem a nacionalidade. As questões menores e pontuais não têm perenidade apesar de satisfazer os propósitos da mídia e a curiosidade dos leitores. Se o PDT conseguir entrar em ressonância com a Nação, será, a própria Nação, como foi o trabalhismo com Vargas. Nesse processo, embora, passem a ser milhões, terá realizado o milagre  ser um, o múltiplo que é singular, a multidão que é unidade. Não se trata de conquistar simpatias, mas aquisição plena da confiança e, depois, merecer e ampliá-la até total credibilidade.

 É necessário que o parlamentar saiba com clareza que não é interprete ou tradutor do que julga ser o pensamento daqueles a quem representa, mas que é, isto sim, sua legitima representação e que está permanentemente buscando a forma mais coerente de expressá-la.

 Claro está que a representação é múltipla e muitas lideranças nascem das corporações, de anseios, plenamente válidos, de setores da sociedade, em regime de democracia universal e, que possuem o inalienável direito de serem representadas. O PDT respeita tais anseios, quando não estiverem em oposição aos interesses da Nação e buscará reforçar as formações sociais naturais, aglutinando-as dentro dos mais fortes desígnios do todo.

 Sendo o povo o eco e a eterna ressonância da última voz de Deus por Adão ouvida, deve o Parlamento ser a ressonância da voz do povo. As nossas representações parlamentares, trabalhando de forma harmoniosa com as bases partidárias poderão tornar o Município, o Estado e a Nação o habitat de pessoas onde a igualdade de justiça e a evolução social se tornem fatos.

 São horizontes novos, adequados à realidade, que partem de experiências éticas e bem sucedidas de nossos antepassados que nos deixaram a mais generosa e bela doutrina – O Trabalhismo. Nós precisamos transformar esse legado num pólo imóvel, para onde todos possam voltar seus olhos e saber que o horizonte não é fugidio, que se aproxima na medida em que progredirmos.

A maior garantia da construção de condições mais favoráveis e adequadas à nacionalidade está na reciprocidade de atenções entre as instancias partidárias e suas representações parlamentares. Nessa simbiose, ajudaremos a dar substância as nossas representações parlamentares e ao próprio Partido, assegurando à Nação que o povo estará presente em nossas ações como nossa guia.

Comente:

Afonso Motta

Afonso Motta

Ciro Simoni

Ciro Simoni

Eduardo Loureiro

Eduardo Loureiro

Enio Bacci

Enio Bacci

Gilmar Sossella

Gilmar Sossella

Juliana Brizola

Juliana Brizola

Marlon Santos

Marlon Santos

Pompeo de Mattos

Pompeo de Mattos

Vinicius Ribeiro

Vinicius Ribeiro

Prev Next
<
PDT RS
http://pdtrs.org.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/manchetes.capa2gk-is-1.jpglink
http://pdtrs.org.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/manchetes.178gk-is-1.jpglink
  • Noticias
  • Artigos
  • PDT RS
  • Movimentos Sociais
  • Jurídico
  • Contato
  • Convenções 2017
next
prev