Carlos Araujo

Bancada do PDT na Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado gaúcho Carlos Franklin Paixão Araújo, 79 anos, na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. 

Sempre pelo PDT, Carlos Araújo foi deputado por três mandatos, de 1982 a 1994, e concorreu a prefeito de Porto Alegre em 1988 e 1992. 

Um dos fundadores do PDT no Estado, o ex-deputado contribuiu para o avanço da doutrina política trabalhista no Rio Grande do Sul, sob a liderança do ex-presidente Getúlio Vargas. Natural de São Francisco de Paula e formado em Direito pela UFRGS, Araújo se aproximou do ex-governador Leonel Brizola em 1961, durante a campanha da Legalidade. Foi durante a sua atuação na ditadura militar que conheceu a ex-presidente Dilma Rousseff, com quem foi casado durante 30 anos. Da união nasceu a filha, Paula. 

"Para nós trabalhistas foi uma honra termos convivido com este grande personagem da política gaúcha que, juntamente com nosso líder Leonel Brizola, auxiliou a construir o Partido Democrático Trabalhista no Estado. Araújo foi deputado estadual pelo nosso PDT durante 12 anos e, neste período, exerceu com o empenho e louvor a sua função. A sua trajetória, o seu conhecimento e a sua dedicação ficam como exemplos para todos nós", destacou o líder da bancada do PDT na Assembleia Legislativa, deputado estadual Gilmar Sossella. 

Foto: Guerreiro | Agência ALRS​