Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

LOU 220268 G

O detalhamento do Programa Global de Crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), disponível para fomentar circuitos internacionais de turismo, como Rota Internacional Jesuítica, é o tema da audiência públcia,  nesta sexta-feira, dia 22 às 9 horas, no Centro de Cultura de Santo Ângelo, com a presença do diretor de Ordenamento do Ministério do Turismo, Rogério Cóser.

O objetivo do encontro, promoção da Assembleia Legislativa, através da Comissão de Assuntos Municipais presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT) é reunir empreendedores e lideranças ligadas ao turismo na região, além dos prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM), buscando com isso compreender e detalhar como funciona o programa e quais os caminhos necessários para efetivá-lo, sob o ponto de vista técnico, burocrático e político. Para isso, também está confirmada a presença de Eduardo Madeira, coordenador-geral de Planejamento Territorial do Ministério do Turismo. Técnicos da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo também participarão da audiência.

Em recente encontro realizado em São Miguel das Missões, com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, e dos  governadores do Rio Grande do Sul e das províncias de Missiones (Argentina) e Itapúa (Paraguai), foi assinada a carta de adesão ao programa do BID, cujo valor pode chegar a 100 milhões de dólares para investimentos em diversas áreas de fomento à rota, como obras de infraestrutura e recuperação e melhorias dos pontos turísticos históricos e religiosos, fazendo com que o circuito se desenvolva de maneira integrada. A Rota Internacional Jesuítica é circuito que engloba atrações em 30 locais do Brasil, Argentina e Paraguai.