Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

POMPEO ALX 16561 1024x681

Proposta do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) cria a Política Nacional de Incentivo à Prática de Esportes entre pessoas acima de sessenta anos. O programa se dará por meio de parcerias e convênios com prefeituras e faculdades de Educação Física. A inciativa está no Projeto de Lei 9529/18, em análise na Câmara.

Pelo texto, a Política de Incentivo terá como diretrizes o incentivo e criação de programas e projetos de esporte e atividades físicas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida do idoso e estimulem sua participação na comunidade, além do

apoio para a realização de eventos esportivos, tais como Olimpíadas da Terceira Idade, envolvendo todos os Estado do País em parceria com as prefeituras municipais e entidades da sociedade civil organizadas.

Segundo Pompeo de Mattos, com o aumento da expectativa de vida da população, a prática de esporte vai proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas na terceira idade. “A atividade física pode reduzir e até retardar a ocorrência de doenças crônicas como pressão alta, diabetes e artrite.Nesse contexto, a adoção de políticas públicas que incentivem e fomentem a prática desportiva pelas pessoas idosas, se apresenta como iniciativa capaz de melhorar a sua qualidade de vida”, ressaltou.