Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

mencocolorado

À noite de segunda-feira (11/9) foi especial para o PDT de Porto Alegre. O Diretório Metropolitano recebeu o presidente da Fundação Leonel Brizola -Alberto Pasqualini e secretário-geral nacional do PDT, Manoel Dias, falou sobre a resolução da Direção Nacional da Sigla que determina a formação de núcleos de base como a principal forma de organização partidária. O encontro aconteceu na sede regional em mais uma edição do PDT EM DEBATE.

Manoel Dias ainda fez uma avaliação da conjuntura nacional e dos reflexos crise econômica, moral e ética sobre a política. Afirmou que o PDT cresceu nesse processo por estar descolado das situações irregulares expostas diariamente à população, mas ponderou para a necessidade de maior aproximação com as bases da sociedade.

Os núcleos de base podem ser criados a partir da união de cinco pessoas e chegar a 21 integrantes. Na presença de Dias, foram formalizados os núcleos dos pedetistas Colorados e gremistas.

O presidente da FLBAP ainda destacou a importância da auto gestão dos núcleos, inclusive na arrecadação financeira para a sua própria manutenção e ação política. "O PDT é um partido de periferia, de excluídos e, por isso, não tem recursos, o que leva a militância a se autogerir e conquistar o seu próprio espaço ".

Pela resolução que determina a formação dos núcleos de base, no caso do não cumprimento, poderá haver até a dissolução dos diretórios locais. Segundo Dias, uma cidade do porte de Porto Alegre deve ter cerca de 500 núcleos.

O presidente do Diretório Metropolitano, vereador Mauro Zacher, disse que o partido irá buscar meios para cumprir a meta da Direção Nacional. Ainda no encontro, foi feito um desagravo à presidente da AMT nacional e vice - presidente do PDT, Miguelina Vecchio.

O PDT em Debate contou ainda com a presença da ex-vereadora Maristela Maffei, que esta avaliando o convite para se filiar ao partido; de Jesus Estery, irmão de Leonel Brizola, presidentes de zonais, órgãos de ponta, diretórios de bairro, movimentos, núcleos de base, conselheiros tutelares, e outras diversas lideranças.