waleska1 

Quando pensamos na Lei Maria da Penha , imediatamente nos vem a mente apenas o enfoque criminal , da punição , dos castigos... A LMP é muito mais do que isso! A lei 11340/2006  é o reconhecimento de algo que sempre ficou no âmbito privado e portanto não tinha nenhum tipo de intervenção da esfera pública.

A sociedade, como um todo, inclusive, repetia jargões – Em briga de marido e mulher , ninguém mete a colher”- , justificando “essa não intromissão” e entendendo que as mulheres são propriedades dos homens. A violência doméstica  de gênero é aquela  em que o agressor tem uma relação muito próxima da vítima e por isso atinge em cheio as famílias.

Essa violência se reflete na Escola , através de mudança de atitude , baixo rendimento , depressão de quem sofre(no caso aqui , alunos e alunas)

Por isso esse é um dos grandes desafios da LMP é  levá-la para as escolas, através de atividades que tenham por objetivos formar novos cidadãos e novas cidadãs. Esta revista em quadrinhos é uma das ferramentas para introduzirmos o tema na escola. Discutimos esse tema na escola,  é de suma importância para alcançarmos uma sociedade mais justa e igual para toda a população.

Que essa seja o primeiro de muitos materiais pedagógicos que iremos produzir para instrumentalizar os professores.

Por uma sociedade sem machismo e com mais respeito a todos e todas!

Waleska vasconcellos