Sossella 234160 G

Em Cruzeiro do Sul, o deputado Gilmar Sossella (PDT) se reuniu na segunda-feira (9) com vereadores, empresários, moradores e lideranças. Em pauta, o asfaltamento da ERS-130, que liga o município a General Câmara, passando por Mariante.

São 21 quilômetros de rodovia. Destes, 18 quilômetros estão sem pavimentação. Trata-se de uma luta de mais de 30 anos da comunidade. Em junho, o parlamentar já esteve reunido com as lideranças para tratar do assunto.

“Protocolamos junto a Comissão de Segurança e Serviços Públicos do Parlamento o pedido para a realização de uma audiência pública no município para tratar do assunto e também iremos encaminhar a criação de um grupo de trabalho”, destacou Sossella.

Sossella 232287 G

A audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa que irá tratar da obra de asfaltamento da ERS-442, entre Machadinho e São José do Ouro, tem nova data para ocorrer: 6 de julho. A definição foi acertada na quarta-feira (13), em Sananduva, durante encontro entre o deputado Gilmar Sossella (PDT) e o prefeito de Machadinho Hamilton Centeleghe.

O evento será às 10h, na Câmara de Vereadores de Machadinho. Ao todo, são 22 km que precisam ser pavimentados. Sossella apresentou à Comissão o requerimento para a realização da audiência pública após ter recebido, em outubro do ano passado, um abaixo-assinado com mais de 1,2 mil assinaturas em prol do asfaltamento. O documento foi entregue na ocasião pelo prefeito.

“Essa mobilização é fundamental para que busquemos informações e também uma solução para esta obra esperada há décadas por toda a região”, explicou o deputado, que tem apoiado várias ações em prol da pavimentação.

“O asfaltamento da ERS-442, além de fazer a ligação entre a ERS-208 e a ERS-343, responsáveis pelo escoamento de toda a produção agrícola da localidade, influi diretamente no crescimento turístico, com o Parque de Águas Thermais de Machadinho, que recebe, anualmente, 100 mil turistas, sendo uma importante atividade econômica de Machadinho”, destacou Sossella, que é coordenador da Frente Parlamentar Municipalista.

De acordo com o prefeito, o turismo é responsável por gerar um faturamento de aproximadamente R$ 30 milhões ao ano para o município. A obra facilitaria a ligação com Santa Catarina e também entre as regiões Norte e Nordeste. "Não pensamos só em Machadinho, mas em toda a região. Temos certeza que teremos êxito neste pleito", enfatizou o prefeito.

A expectativa é reunir no encontro representantes da Secretaria Estadual dos Transportes, da Casa Civil, do Daer, da Famurs, dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios, além de entidades e moradores.

sossella nova roma 231579 G

Nesta quarta-feira (23), o deputado Gilmar Sossella (PDT) intermediou uma reunião na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) entre o diretor superintendente Pedro Bisch Neto e uma comitiva de Nova Roma do Sul. Estiveram presentes o prefeito Douglas Pasuch e os vereadores Arnilde Teresa Sosnoski Kriger, Marina Panazzolo e Zelvir Anselmo Santi, acompanhados do assessor parlamentar Luís Fernando Rosa (Nando).

No encontro eles trataram sobre o pedido de inclusão de Nova Roma do Sul na Região Metropolitana da Serra Gaúcha, processo que o deputado tem acompanhado desde o ano passado.

“O diretor nos informou que está abrindo um novo processo para dar encaminhamento ao pedido e acredita em um desfecho positivo. O motivo é que um dos requisitos para um município ser incluído é fazer divisa com cidades que já pertençam à região metropolitana e Nova Roma do Sul se enquadra neste quesito”, destacou Sossella.

O deputado afirmou que seguirá acompanhando o andamento do Projeto de Lei Complementar 39/2015, que tramita na Assembleia e trata desta questão. A iniciativa está na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, sob relatoria da deputada Liziane Bayer.

Solssella 231786 G

Em Palmeira das Missões, o deputado Gilmar Sossella (PDT) prestigiou na sexta-feira (1º) a 33ª edição da Carijo da Canção Gaúcha, juntamente com os vereadores Antônio da Rocha Vezaro e Sidinei Bueno de Oliveira. O festival de música nativista é realizado anualmente no município.

Durante quatro dias, o público acompanhou a competição musical e shows de artistas convidados O objetivo é incentivar a criatividade artística de compositores, intérpretes e instrumentistas, revelar novos talentos, promover a integração dos artistas e valorizar a música tradicionalista.

O Carijo da Canção Gaúcha é promovido pela prefeitura, por meio da coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da Comissão Organizadora e de empresas locais e da região.

“Estar no manancial da cultura gaúcha é uma grande honra. É um evento que nos emociona e que precisamos enaltecer pelas belas composições e interpretações que são apresentadas anualmente. Vida longa ao Carijo”, destacou Sossella.

Também participou o assessor parlamentar Cristiano dos Santos.

20180329 sossella sananduva

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) comemorou a aprovação da implantação do curso de Agronomia na unidade da Uergs em Sananduva. A decisão é fruto de duas votações que ocorreram na terça-feira (15) na sede da instituição em Porto Alegre.

A primeira ocorreu na parte da manhã: 25 membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade (Conepe) se manifestaram sobre a implantação do curso: 13 votaram favoravelmente e 12 membros foram contrários. Sossella acompanhou a reunião representado pelos assessores Jackson da Silva e Marcelo Begnini.

À tarde, o tema foi colocado em votação pelo Conselho Universitário (Consun), que é a instância superior da Uergs, cuja votação foi 14 favoráveis e 12 contrários. “A aprovação é fruto da mobilização da comunidade acadêmica da unidade, lideranças políticas locais e regionais, que contou com o nosso apoio. Queremos parabenizar Sananduva e toda a região por esta conquista que será importante na qualificação e também na manutenção dos jovens no campo”, destacou Sossella.

O deputado acompanhou as ações em prol da instalação. No último dia 10, juntamente com o deputado Ronaldo Santini (PTB), participou de uma reunião do Conepe e do Consun da Uergs para tratar do assunto.

Mesmo com a expectativa de a implantação do curso ser aprovada durante a reunião, isso não foi possível devido a um pedido de vista e a decisão foi adiada.

OUTRAS AÇÕES – Em 18 de abril, na sala da presidência da Assembleia Legislativa, os deputados Sossella e Santini entregaram à reitora da Uergs, Arisa Araújo da Luz, um manifesto com a assinatura de 50 parlamentares solicitando que avalie a implantação do curso de Agronomia no campus de Sananduva. O encontro contou com a presença do presidente do Parlamento, deputado Marlon Santos (PDT).

O deputado recebeu a demanda no final de março durante visita à Sananduva, ocasião em participou de reunião na Uergs com a presença do coordenador do curso de Administração, Obernan Teles, e mais os alunos Francisco Zantonato, Daniel Leite, Felipe Malengo, Carlos Porsch e Elenice Cavalheiro, além da vice-presidente da Coordenadoria Regional do PDT, Elenice Sauer.

De acordo com o líder da Bancada do PDT na Assembleia Legislativa, a Uergs Sananduva é a única inserida no Corede Nordeste, formado atualmente por 19 municípios. “Isso totaliza uma população de mais de 130 mil habitantes, com predominância voltada à agropecuária e a serviços, não possuindo nenhum curso gratuito em agronomia em um raio de 80 quilômetros, o que dificulta a qualificação profissional”, completou.

Crédito da foto: Wilson Cardoso