juliana brizola

Durante anos, em meio ao desenvolvimento do processo educacional, a premissa para os gestores públicos sempre foi a mesma: garantir o acesso à educação e a qualidade do ensino. A busca dessas duas estruturas pode ser identificada nas gestões Brizola.

Quando prefeito de Porto Alegre e quando governador do RS, construiu mais de 6 mil escolas e contratou mais de 42 mil professores, garantindo que nenhuma criança ficasse sem acesso à educação. Como governador do RJ, projetou e construiu, junto a Darcy Ribeiro, as Escolas de Tempo Integral, proporcionando uma educação inclusiva e transformadora.

Com o processo de isolamento social, voltamos a discutir o acesso à educação. A internet e os smartphones passaram a ser noticiados como meios para garantir a oferta do ensino de forma remota. Parcerias com operadoras, a fim de disponibilizar internet sem custo e a oferta de celulares foram as medidas anunciadas pelos gestores. Porém, continuamos com grande volume de estudantes sem acesso ao ensino.

Apresentei, à Assembleia Legislativa, PL que prevê a utilização da TVE e a FM Cultura como instrumentos de acesso à educação. No entanto, mesmo em tempos de pandemia, a proposição segue estagnada no Parlamento.

A televisão e o rádio são tecnologias mais próximas da vida das pessoas, em especial, àquelas com menor poder aquisitivo. O presente projeto não exclui a proposta do governo, mas, sim, tem o intuito de somar.

Recentemente, o governador Eduardo Leite e o apresentador Luciano Huck anunciaram plataforma para suprir a carência dos alunos do terceiro ano. O projeto vem bem, mas, por nossas crianças, podemos mais, podemos ir além. Isto é, nenhum estudante pode ficar sem acesso.

Não podemos deixar passar a oportunidade de ofertar, de forma rápida e eficaz, educação a todos os lares gaúchos, dividindo, na programação, os níveis e séries de aprendizado. Tudo isso está em nossas mãos. Afinal, a TVE e a FM Cultura são de todos nós. Precisamos, urgentemente, dizer um sim para a educação.

Juliana Brizola
Líder da Bancada do PDT na Assembleia/RS