Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

 

279260 G

Em reunião virtual nesta terça-feira (28), a Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), aprovou a realização de audiência pública para tratar da proposta de reforma tributária estadual e seus impactos junto aos municípios. Outro requerimento com o mesmo tema foi retirado, com o acordo de realização conjunta da audiência pública ampliando os convidados, como o governador Eduardo Leite, o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, Famurs e demais entidades setoriais e sindicais, conforme prevista na proposta aprovada. 

O requerimento de audiência pública aprovado para tratar da reforma tributária foi apresentado pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), com convites para a Secretaria da Fazenda, FAMURS e associações regionais de municípios. O outro requerimento com o mesmo conteúdo, do deputado Vilmar Zanchin (MDB), convidava também o governador e o secretário da Fazenda. Como o Regimento Interno impede a aprovação de duas matérias com o mesmo conteúdo, os deputados debateram e concordaram em retirar o segundo requerimento e deverão promover a audiência pública em conjunto, tendo em vista a relevância do debate da proposta de reforma tributária e a sua repercussão nos municípios. 

Embora o governo do Estado não tenha protocolado na Assembleia sua proposta de reforma tributária, o tema está em debate na casa legislativa e na Comissão de Assuntos Municipais. Por iniciativa do deputado Giuseppe Riesgo (Novo) foi aprovada Subcomissão para tratar do tema. Riesgo adiantou que no dia 13 de agosto haverá reunião setorial com a FAMURS para discutir a reforma tributária, conforme plano de trabalho elaborado em parceria com a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. O parlamentar sugeriu que os relatórios de todos os debates em audiências públicas sobre o assunto sejam encaminhados à subcomissão, para registro documental. 

Além do deputado Valdeci Oliveira, que argumentou em defesa da sua iniciativa e apontou insuficiência na proposta tornada pública pelo governo, também se manifestaram os deputados Vilmar Zanchin (MDB), Eric Lins (DEM), Airton Lima (PL) e Dalciso Oliveira (PSB). 

Das proposições distribuídas, os deputados Valdeci Oliveira (PT) e Vilmar Zanchin (MDB) assumiram as relatorias, respectivamente, dos projetos de lei 209/2018, do deputado Tiago Simon (MDB), que institui a Rota Turística da Região Metropolitana da Serra Gaúcha no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, e 470/2019, do deputado Dirceu Franciscon (PTB), que declara o Município de Ipiranga do Sul, “O Berço do Plantio Direto”. 

Em Assuntos Gerais, o deputado Airton Lima (PL) elogiou a atuação do secretário dos Transportes, Juvir Costella, e do DAER, no encaminhamento das demandas para obras e reparos nas rodovias estaduais, enquanto o deputado Vilmar Zanchin (MDB) solicitou ao gestor da pasta o levantamento urgente da situação dessas estradas em função das chuvas das últimas semanas e o seu impacto na infraestrutura. De sua parte, Eduardo Loureiro apoiou a iniciativa e destacou as demandas de sua região solicitando intervenções nas estradas danificadas. 

Porto Alegre
Leia aqui as noticias de Porto Alegre

Justiça reafirma que prefeitura de Porto Alegre pague empresas de educação infantil

arrow_forward

Seminário Interativo traz especialistas para falar sobre Bullying, Justiça Restaurativa e Suicídio

arrow_forward

Câmara celebra os 58 anos da Associação dos Delegados de Polícia

arrow_forward

Mobilização em Defesa do DMAE marca a Semana da Água em Porto Alegre

arrow_forward

Vereadores analisam situação das mães presidiárias

arrow_forward
Diretório Metropolitano e Câmara de Vereadores