Imprimir

PDT lamenta falecimento do ex-deputado e conselheiro do TCE Adroaldo Loureiro

O presidente estadual do PDT, Pompeo de Mattos, comunica com pesar o falecimento, hoje (12), do ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Adroaldo Mousquer Loureiro. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre e faleceu aos 68 anos em decorrência de um câncer.

“É uma perda expressiva para o trabalhismo gaúcho, de um político comprometido com a causa partidária”, afirmou Pompeo de Mattos, lembrando a trajetória de Loureiro construída desde o começo através da doutrina trabalhista e dos ensinamentos de Getúlio Vargas e Leonel Brizola. Missioneiro, “nunca deixou de expressar nas atividades públicas que desempenhou a convicção trabalhista de administrar para mudar a vida daqueles que sempre foram excluídos”. Segundo Pompeo, “a família trabalhista está de luto pela perda de um combatente e digno homem público”.

Trajetória política

Natural de Santo Ângelo, Adroaldo Loureiro era cirurgião-dentista e advogado, foi vereador e duas vezes prefeito da cidade, tendo cumprido quatro mandatos consecutivos como deputado estadual. Exerceu a liderança da bancada estadual. Foi secretário Estadual do Trabalho e Ação Social no governo Alceu Collares. Também presidiu a Cohab. Foi fundador e presidente do PDT em Santo Ângelo e coordenador regional do partido. Foi vice-presidente estadual do PDT. Autor de 24 leis aprovadas e sancionadas, entre elas a lei dos desmanches e a lei que instituiu no Estado a política antibullying. Ele deixa a esposa, Neiva Maria, três filhos, noras e netos. O filho Eduardo Loureiro, que também foi prefeito de Santo Ãngelo, atualmente é deputado estadual e líder da bancada do PDT. 

Comente: