Movimento Sindical

 

filia sindical

Na última segunda-feira, dia 19/03, o Movimento Sindical do PDT promoveu dois atos de filiações de lideranças sindicais ao Partido. No período da tarde Sérgio Arnoud teve sua ficha de filiação abonada pelo presidente nacional da CSB e presidente municipal do PDT de São Paulo, Antônio Neto, em ato que contou com a participação de diversas lideranças partidárias. À noite, Flávio Berneira formalizou o seu ingresso no partido, na presença do pré-candidato ao Governo do Estado, Jairo Jorge, e do presidente estadual do partido, Pompeo de Mattos. Além destas duas lideranças sindicais, também filiaram-se ao PDT aproximadamente 50 novos companheiros vinculados ao meio sindical. Nas eleições de 2018, Sérgio Arnoud e Flávio Berneira pretendem concorrer aos cargos de deputado federal e estadual, respectivamente.

Conheça os novos filiados:

Sérgio Arnoud, pré-candidato a deputado federal: presidente da Fessergs (Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul), diretor de relações internacionais da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil), vice-presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e secretário-geral adjunto da CLATE (Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadores Estatais).

Flávio Berneira, pré-candidato a deputado estadual: presidente da Amapergs (Sindicato dos Servidores Penitenciários do Rio Grande do Sul), vice-presidente da Fessergs (Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul), secretário de assuntos sindicais da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil), e diretor para o setor público da CSB/RS (Central dos Sindicatos Brasileiros/Seção RS).

Nota Oficial Sindical

NOTA DO MOVIMENTO SINDICAL DO PDT/RS SOBRE A VENDA DAS AÇÕES DO BANRISUL

A  nova proposta do Governador Sartori para repactuar as dívidas do governo gaúcho demonstra mais uma vez o seu total desprezo pelo patrimônio público. Não bastasse a insistência e a reincidência em incluir no pacote CRM, Sulgás e CEEEE, reacende o sinal de alerta com relação ao Banrisul.

Diante da oposição que sofreu durante as diversas tentativas de privatização, destacando aqui o excelente trabalho da frente parlamentar em defesa do Banco, agora utiliza outro artifício para renegociar seus débitos: oferece ao Governo Federal as ações ordinárias que são do próprio governo estadual, além dos 7% das ações preferenciais (ou seja, a totalidade destas ações) como garantias financeiras para a renegociação e amortização financeira nesse novo arranjo proposto. Essa avidez e ganância, em nosso entendimento, deixam claro que o Palácio Piratini nunca teve um plano de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul, preocupa-se apenas em ser um mero pagador de contas, limitando drasticamente a capacidade de desenvolvimento do nosso Estado.

Destacamos ainda que o Banrisul vem já de longa data, devido a sua excelência e ao esforço de seus funcionários e gestores, carregando o Estado e seus administradores despreparados nas costas. Lamentamos profundamente a miopia gerencial que hoje tomou conta do Governo Gaúcho, pois o dinheiro que será arrecadado nessas operações não será utilizado para modernizar escolas, aparelhar hospitais, qualificar a segurança pública ou fomentar o agronegócio, mas sim apenas e tão somente como redutor nos valores apresentados de uma conta a nós imposta goela abaixo.

sindical 7

No dia 14/09 ocorreu, na sede do PDT em Porto Alegre, o Encontro Estadual do Movimento Sindical do PDT/RS. O evento contou com a palestra do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho da 4ª Região, Dr. Rogério Uzun Fleischmann, seguida de uma plenária de organização do movimento, com a participação do presidente nacional, Milton Cavalo.

No encontro, foi escolhida uma comissão provisória que responderá pela direção do movimento até a realização do Congresso Estadual, previsto para acontecer em dezembro deste ano de 2017. Fazem parte desta comissão os companheiros Daniel Franco Martins, Gisa Machado, Leandro Velho, Paulo Lima, Renata Gabert de Souza, Roberto Bastos e Sandro Abbade.

Após a reunião, o grupo confraternizou o encontro em Piquete do Acampamento Farroupilha.