premio innovare

 

PROJETO CONECTADOS PELA EDUCAÇÃO É PREMIADO NO 18° PRÊMIO INNOVARE 

Anunciado pela Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, o projeto da cidade de Guaíba foi escolhido como campeão da categoria Ministério Público.

Há 18 anos, o Prêmio Innovare destaca as boas iniciativas da área jurídica, idealizadas e colocadas em prática por advogados, defensores, promotores, magistrados e por profissionais interessados em aprimorar a Justiça brasileira, facilitando o acesso e inclusão social da população.

Neste ano 634 projetos foram inscritos e apenas 8 se consagraram campeões desta edição, incluindo o realizado na cidade de Guaíba. O programa Conectados pela Educação promoveu a instalação de internet gratuita em 506 residências da cidade de Guaíba, permitindo que mais de 700 alunos da rede pública municipal de ensino, comprovadamente mais vulneráveis e sem acesso à internet, pudessem ter acesso às aulas on-line e, portanto, à educação de forma igualitária, eficaz e universalizada.

Além do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), também participam do projeto a Prefeitura Municipal de Guaíba, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, empresários e voluntários da cidade.

As palavras da Promotora de Justiça de Guaíba, Ana Luiza Leal, são de entusiasmo: “é com muita alegria e com muita satisfação que recebo este prêmio do Instituto Innovare, que vem coroar esse trabalho coletivo e de muita dedicação entre diversos atores sociais, que puderam levar o acesso à educação e democratizar o acesso ao direito da educação para centenas de crianças e adolescentes da rede pública de Guaíba, através da instalação de internet gratuita nas residências dessas famílias”. Ana Luiza agradeceu pelo apoio da Prefeitura de Guaíba, do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, da Câmara de Vereadores de Guaíba, do COMDICA,  da iniciativa privada e da sociedade civil, que juntos tornaram este projeto uma realidade transformadora.

O prefeito Marcelo Maranata ressalta que esse projeto deixa um legado para a cidade, para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, pois mostra que a união e a cooperação são capazes de construir resultados concretos para melhorar a vida das pessoas. “Essa é uma premiação e coroamento de muito trabalho de uma sociedade que também abraçou o projeto, como a comunidade escolar, professores e empresários que fizeram importantes doações. O comprometimento de todos fez o resultado acontecer”, destacou o prefeito. Maranata agradeceu também a vice-prefeita e Secretária da Educação, Claudinha Jardim, que assumiu em conjunto o desafio deste projeto, e a Promotora de Justiça de Guaíba, Ana Luiza Leal, que com amor e dedicação à cidade beneficiou a várias crianças e adolescentes de Guaíba.

O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.

Participam da Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.

Conheça mais sobre o projeto Conectados pela Educação na matéria veiculada no Jornal Nacional do dia 07/12/21. Acesse pelo link:https://fb.watch/9Mm2ok92HW/