lemos

Audiência pública foi realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 13 de janeiro de 2022, para tratar sobre a crise hídrica no município. O evento proposto pelo vereador Marcelo Lemos (PDT), contou com diversas autoridades civis, militares e técnicas, também comunidade interessada que somaram quase trinta instituições representadas.

A situação decretada de emergência; as ações realizadas pelo Poder Público; a preocupação com as perdas da produção agrícola; os grandes e frequentes incêndios; o necessário planejamento para futuras estiagens; a proteção e preservação da bacia hidrográfica; também a previsão de não racionamento do abastecimento de água foram destaque.

Os Bombeiros frisaram o esforço da corporação para atender as chamadas que batem recordes numéricos e apoio das autoridades para reforçar o efetivo através de força tarefa. “Em 26 anos de carreira nunca vivi nada parecido. Pedimos compreensão da população porque não estamos tendo capacidade para conter tantos focos de incêndios e priorizamos as ocorrências que geram mais perigo a vida”, afirmou o Comandante do Corpo de Bombeiros 1º Tenente, Ivaldo Jorge Trindade Martins.

Sobre o abastecimento urbano de água, a BRK afirma ter registrado a menor taxa de captação de água desde 1996, nesta semana, quando começou um procedimento interno da empresa de gestão de crise; entretanto garante o abastecimento sem necessitar de rodízio ou racionamento, se as condições manterem-se como estão e com as previsões que existem.

O IRGA, estima cerca de 25% das plantações de arroz comprometidas pela seca provocada pela falta de chuva e condições das barragens. A secretaria de Meio Ambiente, provocada por pescadores preocupados com a suspensão da pesca que participavam da audiência, salientou que não há informações sobre essa possibilidade.

Na pauta também estiveram questões como o desperdício de água; a execução de plano de educação ambiental; incentivo para implantação de cisternas e plano de ações que diminuam os impactos de futuras estiagens.

O proponente, vereador Marcelo Lemos, agradeceu a participação de todos e registrou que a ata com as informações e as sugestões tratadas na audiência estará disponível para a comunidade e será enviada para autoridades responsáveis para o encaminhamento oficial das demandas para deliberação adequada. "Tivemos no próprio espaço da audiência pública alguns apontamentos: créditos para pequenos produtores, contingente emergencial para bombeiros e vistoria no Rio Uruguai, também refletimos sobre as formas de mitigar os efeitos da crise hídrica”, afirmou Marcelo.

Participaram os vereadores Clemente Correa (PDT) e Egídio Carvalho (Progressistas); prefeito, Ronnie Mello, e deputados Federal, Afonso Motta e Estadual, Frederico Antunes. Explanaram sobre as atividades Vice-Reitor da Unipampa, Marcus Vinicius Morini Querol; Associação dos Arrozeiros, Ivo Melo; Técnico Orizícola do IRGA, Alessandro Saucedo; responsável pela BRK ambiental, Cleber Renato V. Silva; da Defesa Civil, Paulo Wouters; Secretário do Meio Ambiente, Maycol Garcia; e Comandante da Delegacia Fluvial de Uruguaiana Capitão de Corveta Edson Freire Ribeiro.