Miguelina

 

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da Socióloga Miguelina Paiva Vecchio, Presidente Nacional da Ação da Mulher trabalhista AMT, Vice-presidente Nacional e Estadual do PDT e Presidente da Estadual da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, ocorrido hoje em Porto Alegre.
Com vasto currículo, foi servidora do Legislativo gaúcho, assessora técnica da Bancada do Partido, bem como das Comissões de Serviço Público e de Cidadania e Direitos Humanos.
Foi Vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres (ISM), desde 2009. No período de 2000 a 2002, foi Secretária de Organização da Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS, e, até 2004, Presidente desse Conselho. Teve participação, como palestrante, em eventos da Internacional Socialista de Mulheres em várias partes do mundo.
Foi Coordenadora Geral do Fórum Nacional de Mulheres de Organismo de Partidos Políticos.
Miguelina é uma das maiores lideranças brasileiras na luta por democracia. Deixou um legado marcado por seu compromisso incansável com direitos humanos, igualdade e principalmente pela inclusão das mulheres nos espaços de poder. Dedicou sua vida à causa pública, sendo uma figura notável e inspiradora em nossa nação.
Sua partida deixa uma lacuna irreparável não apenas na política, mas na sociedade como um todo.
O PDT RS está profundamente consternado com a perda desta grande companheira. Neste momento de luto, prestamos nossas sinceras condolências à família, amigos e admiradores de Miguelina. Que encontrem conforto e força para enfrentar essa perda imensurável. Que seu legado inspire a continuidade da luta por um mundo melhor, assim como ela fez em sua vida dedicada à causa das mulheres.
Descanse em paz, e que sua memória seja eternamente lembrada como um exemplo de liderança, dedicação e compromisso com o bem comum.
Ciro Simoni e Executiva Estadual do PDT RS