Clique abaixo para entrar em contato com o deputado
Pompeo de Mattos
Trabalhista de alma e coração
Filho de agricultores assentados por Leonel Brizola, Darci Pompeo de Mattos nasceu em Santo Augusto, em 12 de julho de 1958 e tem quatro filhos, Humberto, Leonel, Tales e Julia. O início da sua atuação política foi marcado pela liderança estudantil em Santo Augusto e no diretório acadêmico de direito da Universidade de Cruz Alta. Após o fim da ditadura militar, ajudou a fundar o PDT.
Em 1982, Pompeo de Mattos foi eleito o vereador mais votado de Santo Augusto. Quatro anos mais tarde, tornou- se o mais jovem prefeito do Brasil. Sua gestão foi marcada pela forte atuação na área da educação. Além de qualificar o ensino ao concentrar os alunos em escolas maiores e com melhor infraestrutura, foi um dos primeiros prefeitos do país a assumir a responsabilidade pelo transporte escolar para crianças da periferia. Pompeo também construiu a interligação de água potável do município e ampliou o espaço de atendimento na saúde.
100 projetos pelo Rio Grande, 300 projetos pelo Brasil
Em 1986, Pompeo tornou-se suplente de deputado estadual, assumindo uma cadeira na Assembleia Legislativa dois anos mais tarde. Foi reeleito em 1990 e em 1994, e em 8 anos como deputado estadual apresentou mais de 100 projetos beneficiando todas as regiões do Estado.
Nas eleições de 1998, 2002 e 2006 foi eleito deputado federal mais votado do PDT gaúcho. Ao longo de 3 mandatos na Câmara dos Deputados Pompeo apresentou mais de 300 projetos, entre eles a Lei que garante a realização do exame de mamografia pelo SUS.
Ética e coragem na vida pública
Membro das Comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento, Pompeo de Mattos teve ainda atuação de destaque em duas Comissões Parlamentares de Inquérito: Narcotráfico (que resultou na cassação de políticos e na prisão de advogados, empresários, policiais, traficantes e de um desembargador) e dos Correios (no processo que revelou ao país o escândalo do Mensalão).
Em 2008, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Em 2009, Pompeo fez 53% dos votos dos filiados como o nome preferido para concorrer a Governador do estado em 2010.