Loureiro 238810 S

Na primeira reunião ordinária da Comissão de Assuntos Municipais na manhã desta terça-feira (19), foram eleitos por unanimidade, para presidente, o deputado Eduardo Loureiro (PDT) e, para vice-presidente, a deputada Kelly Moraes (PTB). Loureiro, que presidiu o órgão durante toda a legislatura anterior, agradeceu a confiança dos colegas parlamentares e comunicou que seguirá dando continuidade e intensificando a defesa dos municípios com a revisão do Pacto Federativo. “Nós temos uma concentração muito grande de recursos junto ao governo federal, mais de 60% de tudo que se arrecada no país fica com a União, 20% para os Estados e apenas 14 ou, no máximo 15%, fica com os municípios. Precisamos mudar essa distribuição injusta que perdura há muitos anos no nosso país”.

Além da pauta municipalista, Loureiro destacou itens como a infraestrutura dos municípios, acesso pavimentado, ampliação dos voos regionais para o interior do Estado, hospitais filantrópicos, fortalecimento das instituições de ensino do interior e políticas de desenvolvimento voltadas para agricultura.

Participaram da reunião os deputados Valdeci Oliveira (PT), Fábio Branco (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Ernani Polo (PP), Kelly Moraes (PTB), Capitão Macedo (PSL), Pedro Pereira (PSDB), Dalciso Oliveira (PSB), Giuseppe Riesgo (NOVO), Airton Lima (PR) e Eric Lins (DEM).