Mauro Zacher
 

Bullyng card MZ

Por iniciativa do gabinete do vereador Mauro Zacher, autor da pioneira legislação (Lei Municipal 10.866) que criou políticas de prevenção e combate ao Bullying em capitais brasileiras, acontece, no próximo dia 25 de maio (sexta-feira), o 1º Seminário Interativo destinado a debater esse fenômeno de violência, especialmente entre jovens em idade escolar. A atividade terá início às 9h30min, com a abertura feita por Zacher, com a participação do Secretário Municipal da Educação, professor Adriano Naves Brito, e contará com três painéis, às 10h, 14h e 16h.

O primeiro painel, “Prevenção ao Bullying e Boas Práticas”, terá como convidados Carolina Lisboa, Psicóloga, doutora e mestre em Psicologia (UFRGS), professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia e da Faculdade de Psicologia da PUCRS; e Márcia Helena da Silva Melo Bertola, Professora do Instituto de Psicologia da USP, mestre em Psicologia Clínica, doutora e pós doutora em Ciências da USP.

Após o intervalo para o almoço, o tema a ser abordado é a “Prevenção da Violência nas Escolas e Justiça Restaurativa”, com a participação de Marcos Rolim, Doutor e mestre em Sociologia (UFRGS), especialista em segurança pública (Oxford) e Jornalista (UFSM), Presidente do Instituto Cidade Segura e membro do Conselho Administrativo do Centro Internacional para Promoção dos Direitos Humanos (Unesco); e Afonso Armando Konzen, Mestre em Ciências Criminais (PUC), professor da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público de RS, Coordenador do Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa da Escola Superior da Magistratura do RS e Membro aposentado do Ministério Público Federal.

O último painel tratará sobre “Prevenção ao Suicídio” e será realizado por Christian Kieling,  Doutor em Ciências Médicas, professor de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Faculdade de Medicina (UFRGS), e Coordenador do Programa de Depressão na Infância e na Adolescência do Hospital de Clinicas de Porto Alegre; e Carmem Oliveira, Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), pesquisadora na área de Violência Juvenil e ex-secretária nacional dos direitos de crianças e adolescentes.

Interatividade

Ao iniciar. cada um dos painéis, será disponibilizado por aplicativo, aos celulares previamente cadastrados no momento da inscrição, o resumo de cada uma das manifestações dos painelistas. Dessa forma, o publico poderá se concentrar no conteúdo das falas e debates do evento, sem a preocupação, que normalmente teriam em outros eventos, de copiar, fotografar o material apresentado. 

Ainda, para aquelas pessoas que não puderem participar, especialmente quem reside no interior do Estado, ou mesmo fora das fronteiras do Rio Grande do Sul e do país, terá a oportunidade de acompanhar, em tempo real, a transmissão ao vivo de todo o seminário pela fanpage.  Para isso, basta procurar e curtir a página  do vereador Mauro Zacher (https://www.facebook.com/mauro.zacher/?ref=br_rs) no Facebook. 

Inscrições

A entrada é franca, mas as vagas limitadas. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato até o dia 22/05, pelo fone: (51) 998.945.230, a fim de garantir a interatividade e ser incluído na lista de recebimento de certificação de participação no evento.

Entrevistas com o vereador podem ser feitas diretamente pelo fone: (51) 9972.1414 ou por agendamento pelo fone (51) 99403.3773 (Milton). 

Jornalista 

Fones: (51) 98423.4199

            (51) 99403.3773

Semana da agua release

 

A Frente Parlamentar do DMAE Público e de Qualidade, presidida pelo vereador Mauro Zacher (PDT) realiza a partir de segunda-feira (19/3) uma extensa programação para marcar a Semana da Água. As atividades pretendem mobilizar a sociedade para o debate sobre a situação do abastecimento e saneamento em Porto Alegre.

A agenda começa, na segunda, com a inauguração, antes da sessão Legislativa, da exposição “Semana da Água – em Defesa do DMAE Público”, a partir das 13h30, em frente ao plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal (Av. Loureiro da Silva, 255). Já estão confirmadas as participações de oito ex-diretores gerais do departamento, que exerceram suas atividades em diferentes momentos e governos de matizes ideológicas.

Mauro Zacher destaca a importância da mobilização em defesa da condição pública do DMAE. Ressalta o apoio recebido dos outros 15 vereadores que integram a Frente Parlamentear, dos servidores e de inúmeras entidades, especialmente do Sindicato dos Municipários (Simpa) e do Conselho de Representação Sindical do DMAE, que são diretamente interessadas no tema. “Nossa missão é demonstrar à sociedade porto-alegrense a excelência técnica e a capacidade financeira superavitária do órgão, que cuida deste que é um dos bens naturais mais preciosos à vida humana, a água que bebemos”.

Ao todo, serão três mesas de debates durante a semana. Na terça (20/3), a primeira pretende resgatar a história do DMAE e os seus desafios. Participam o ex-prefeito, ex-diretor geral e ex-vereador João Dib; Guilherme Barbosa (ex-diretor geral; ex-vereador); Wilson Ghignatti (Ex-diretor eral); e Elisandro Oliveira (Ex-diretor geral). A mediação ficará com o vereador Mauro Zacher, proponente e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do DMAE Público e de Qualidade.

Na quarta-feira ocorre a segunda mesa de discussões sobre a situação atual da água e do esgoto, e suas perspectivas. Confirmaram presença no painel, Augusto Damiani (Ex-Diretor geral); Marcos Calvete (Químico do DMAE); Arnaldo Fraga (Engenheiro do DMAE); e Dieter Wartchow (Ex-diretor geral do DMAE e da Corsan). A mediação será do vice-presidente da Frente, vereador Cassiá Carpes (PP).
Na quinta-feira (22/3) a última mesa da semana discutirá a mobilização em Defesa do DMAE público e de qualidade. Estarão no centro da atividade, Carlos Todeschini (Ex-diretor geral e ex-vereador) e Arnaldo Dutra (Ex-diretor geral). A mediação será feita pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que secretaria os trabalhos da Frente.

Para finalizar as atividades da Semana uma mobilização com exposição sobre o DMAE será levada ao Brique da Redenção no domingo (25/3). As atividades acontecerão próximo ao Monumento do Expedicionário.

Saiba mais AQUI sobre a Frente Parlamentar, dados técnicos e financeiros do DMAE, e conheça na íntegra a sua composição.

MAU EDE 6625
Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (2/8), no plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, requerimento de constituição da Frente Parlamentar em Defesa da continuidade do projeto 4D – Revitalização Urbana e Reconversão Econômica do 4º Distrito. A proposta foi apresentada pelo vereador Mauro Zacher (PDT). Segundo o requerimento, o objetivo é propor e buscar o avanço em metas estabelecidas neste projeto.


Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Verador Mauro Zacher 1

Para evitar a falta de investimentos no sistema de abastecimento de água e tratamento do esgoto pluvial da capital gaúcha, foi instalada a Frente Parlamentar, idealizada pelo vereador Mauro Zacher (PDT-RS), em defesa do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

A frente é suprapartidária e já conta com a adesão de 16 vereadores, o que para Mauro, é fundamental para união de esforços impedindo a privatização desses serviços.

“Temos que impedir que o atual governo tenha sucesso no seu intento de privatizar serviços que sempre foram exemplo de qualidade para a população, pois este modelo está sendo revertido em muitas cidades onde foi aplicado por causa do aumento da tarifa e o não cumprimento das cláusulas contratuais de ampliação do sistema”.

A ocasião reuniu servidores, sindicalistas e vereadores, além da presença do ex-prefeito João Antônio Dib, o ex-diretor geral do Dmae, Antônio Elisandro e do deputado federal Henrique Fontana (PT).

MAU EDE 6420

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na noite desta sexta-feira (14/7), a transportadora escolar Sônia Pizzio. A profissional recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, por iniciativa do vereador Mauro Zacher (PDT), pelo trabalho realizado ao longo de 20 anos junto ao Instituto Santa Luzia, no Bairro Cavalhada, onde leva e busca alunos especiais.

Para Zacher, Sônia representa um conjunto de mulheres que, em sua rotina, exercem atividades que, “na maioria das vezes, não recebem destaque, porém são de extrema importância para a sociedade”. O parlamentar ainda lembrou o trabalho social e voluntário da homenageada junto à creches e igrejas na Zona Sul da Capital. 

Por fim, Zacher salientou que a escolha por Sônia para receber a homenagem se deu pela exposição que a profissional teve ao protagonizar um vídeo de uma campanha do Grupo Zaffari para o Dia das Mães de 2016. “Isso mesmo sem que ela tenha exercido a maternidade biológica, o que não diferencia em nada o sentimento que tem pelas crianças que transportou ao longo dessas duas décadas, reconhecimento que tem de pais, alunos e educadores”. 

A homenageada agradeceu o Diploma recebido e afirmou estar lisonjeada por ter sido escolhida. Disse que, como afirmou o vereador Zacher, se sente representante de um conjunto de mulheres porto-alegrenses que, em sua rotina, realizam com dedicação atividades que têm relativa importância para com a comunidade, “mesmo que não haja glamour e holofotes”.  

Sônia também agradeceu ao colega que a indicou e oportunizou o vídeo para o Grupo Zaffari. “Até então, não tinha a dimensão exata do alcance que as redes sociais poderiam ter”, confessou, ao lembrar que a peça publicitária para o Dia das Mães viralizou. 

Ela destacou o sentimento que tem pelas crianças que transporta. “Somos motoristas, psicólogos, educadores e muito mais. Isso nos faz, de uma certa forma, mesmo que sem formação, procurar agregar o conhecimento de várias profissões em uma só, mas é preciso lembrar que esse aprendizado constante temos muito é com as crianças”.  Ela disse ainda que o fato de não ter filhos biológicos amplia o carinho que tem para com as crianças que transporta. “Me sinto, e não poderia ser diferente, responsável por eles no período em que estamos juntos.”

Ao final da sessão solene, foi passado, no telão do Plenário Otávio Rocha, o vídeo do Grupo Zaffari no qual Sônia Pizzio foi protagonista para prestar as homenagens no Dia das Mães de 2016.

Edemar Sarnagotto, conselheiro tutelar da microrregião 6 e esposo da homenageada, declarou que a preocupação de Sônia em fazer o bem vai além do comprometimento com os alunos que transporta e se estende aos seus colegas, por quem luta sempre na defesa do fortalecimento dessa categoria, que presta um serviço relevante na cidade.  

Saiba mais

Nascida em 1968, em Porto Alegre, filha de Ivo e Erenita Pizzio, ao longo dos 19 anos em que atua como transportadora escolar, tem se destacado pelo comprometimento e carinho com que trata as crianças e adolescentes do Instituto Santa Luzia, no bairro Cavalhada, a única escola em que atua, desde o início da atividade, em 1997. 

Antes disso trabalhou na empresa Termolar, onde atuou até os 28 anos. E foi com o valor obtido em sua rescisão que adquiriu um dos veículos que já realizavam o transporte dos alunos especiais do Instituto Santa Luzia. Logo percebeu que a paixão pela direção, herdada do pai – motorista de ônibus, e pelo contato com as crianças, era a motivação que definiria a sua permanência na atividade, carreira da qual muito se orgulha. Foi no Santa Luzia que conheceu o monitor Edemar Sarnagotto, atualmente conselheiro tutelar da microrregião 6, com quem está casada há três anos. 

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)