SER 215263 G

A bancada do PDT manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado gaúcho e ex-prefeito de Porto Alegre, Sereno Chaise. Ele faleceu nesta quinta-feira (1º), aos 89 anos, na capital gaúcha.

"A história de Chaise está diretamente ligada ao avanço da doutrina política trabalhista no Rio Grande do Sul, sob a liderança do ex-presidente Getúlio Vargas. Para nós, é um orgulho termos convivido com este grande personagem da política brasileira que iniciou a sua militância ao lado de nosso líder Leonel Brizola. Juntamente com o ex-governador, auxiliou a construir as bases do Partido Trabalhista Braslieiro no Estado, assumindo, inclusive, o comando do partido durante o governo de Brizola (1959/1963), período em que o nosso líder esteve a frente da Campanha da Legalidade.

Chaise foi presidente estadual do PDT, durante mais de dez anos, função que exerceu com o empenho de construir a sigla em cada um dos municípios do Estado. Também ocupou cargos no Diretório Nacional da sigla. Em sua trajetória foi deputado estadual e prefeito de Porto Alegre. Teve os direitos políticos cassados pelo regime militar e lutou pela redemocratização. Um grande legado que fica como exemplo para todos nós."

* Deputado estadual, líder da bancada do PDT na Assembleia Legislativa