Ciro inauguracao memorial prestes 2

No último sábado (28) foi finalmente inaugurado o Memorial Prestes, um equipamento cultural que visa preservar a memória e a história de Luís Carlos Prestes em Porto Alegre (RS).
Conhecido como "Cavaleiro da Esperança", Prestes é presidente de honra do PDT. Dessa forma, com muito mais razão, o presidente Carlos Lupi, a vice-presidente Miguelina Vecchio e Ciro Gomes estiveram no evento de inauguração do memorial. O pré-candidato do PDT ao governo gaúcho Jairo Jorge também marcou presença.
Numa fala emocionada Lupi lembrou suas reuniões com Prestes na sede do PDT. Ciro, por sua vez, afirmou o sentimento de abnegação patriótica do "Velho", apelido carinhoso de Prestes.

O Memorial Prestes foi idealizado logo após a morte de seu homenageado. E coube ao então vereador pedetista Vieira da Cunha fazer o projeto de lei. No entanto, mais de duas décadas se passaram até o grande momento do último sábado. E para tornar mais aguerrida essa conquista simbólica, recentemente vereadores reacionários tentaram mudar a destinação do imóvel, ameaçando prejudicar sua inauguração.
Felizmente venceu a esperança, o amor ao Brasil e ao povo, e a reverência ao camarada Prestes.