MAR LOC 9875

Está tramitando, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que inclui a Semana do Rock no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. O projeto, de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), prevê que o evento seria instituído na semana que incluir o dia 13 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial do Rock. Conforme a proposta, historicamente o Rio Grande do Sul é conhecido como o “estado do rock”, sendo que Porto Alegre é uma das capitais brasileiras com mais bandas formadas neste estilo, dividindo com Brasília as capitais que mais escutam esse gênero musical, conforme apontado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Dentro desta perspectiva, o autor do projeto entende que deve fomentar essa cultura fundamental para o resto do estado e na capital gaúcha, bem como possibilitar a criação de mais artistas e fazer com que pessoas do resto do país venham celebrar a Semana do Rock em Porto Alegre. 

Ainda de acordo com a justificativa do projeto, a cidade é conhecida por lançar bandas renomadas em todo o Brasil e também por ser palco de inúmeros shows de rock marcantes das décadas de 1980 e 1990. “Por essas razões, a capital dos gaúchos sempre mostrou-se um local de grande representatividade nesse segmento e merece que o tema seja difundido como forma de promover a cultura, o turismo e a produção musical”, justificou o preponente.

Ao longo da semana do dia 13 de julho serão realizados eventos na cidade, que contarão com placas indicativas e um aplicativo para mostrar um pouco da história da música produzida no município e outras finalidades.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)