PDT RS
  • Principal
  • O Partido
    • Diretorio Nacional
    • Diretorio Estadual
    • Executiva Estadual
    • Coordenadores Regionais
    • Presidentes
    • Deputados Federais
    • Deputados Estaduais
    • Prefeituras
    • Vices Prefeituras
    • Vereadores
  • Movimentos Sociais
    • AMT
    • Juventude Socialista
    • Autenticidade Trabalhista
    • Movimento Negro
    • Ecotrabalhismo
    • Diversidade
    • Pela Educação
    • Sindical
    • PDT Axé
  • Biblioteca
    • Cartilhas
    • Encartes
    • Revistas
    • Estatutos
      • Estatuto do PDT
      • Estatuto no Diário Oficial
      • Manifesto
      • Programa
      • Juventude Socialista
      • Regimento Interno das Coordenadorias
    • Convenções
      • Manual 2021
      • Resolução 001/2021
    • Material de Divulgação
    • Modelo Ficha de Filiação
    • Logo Novo
  • Contato
    • Sede Estadual
    • Bancada do PDT
    • Liderança do PDT
    • Deputados Estaduais
    • Deputados Federais
    • Executiva Estadual
    • Movimentos Sociais
  • Sistemas
    • E-mail
    • Sistema de Informações
    • Consulta e certidão
  • Eleições 2022
    • Manual Eleições 2022

Marcio Bins Ely

Porto Alegre Vereadores

Câmara apoia nomeação de aprovados no concurso para Polícia Civil

Empty
  •  Imprimir 
  • Email
Detalhes
Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Marcio Bins Ely
23 Fevereiro 2022
Acessos: 279

 

EDE 1361

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em sessão extraordinária desta terça-feira (22/12), Moção de solidariedade aos aprovados no concurso público para Polícia Civil no ano de 2018 e à comissão dos aprovados no concurso da Polícia Civil/RS 2018 - Escrivães e Inspetores. A iniciativa é do vereador Márcio Bins Ely (PDT) e tem por objetivo apoiar a viaabilidae de alteração do cronograma da segurança pública, com a finalidade de incluir todos os excedentes na previsão de chamamento, no propósito de sanar a crescente falta de efetivo na segurança pública do estado do Rio Grande do Sul.

Conforme o autor, até o momento foram chamados 1.176 aprovados, incluindo a turma que ingressará na Acadepol em novembro de 2021, sendo a última turma prevista no cronograma de chamamento elaborado pelo Governo Estadual. O cronograma para novas nomeações da Segurança Pública e Administração Penitenciária não contemplou os quase 1.000 aprovados no concurso fora das vagas, diferentemente do que ocorreu com as demais áreas da segurança pública, como Brigada Militar e Susepe. Destaca-se que foram nomeados 418 agentes antes da elaboração do cronograma.

Conforme previsto na Lei Estadual 13.790/2011, seriam necessários 8.550 policiais civis, contudo, o estado amarga um déficit em seu efetivo de mais de 40%, contando, atualmente, com 5.308 policiais. "Sendo assim, ainda que sejam nomeados todos os aprovados no último certame, não supriria essa defasagem, mas amenizaria o déficit histórico."

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Bins Ely faz balanço do ano Legislativo

Empty
  •  Imprimir 
  • Email
Detalhes
Glei Soares (reg. Prof. 8577)
Marcio Bins Ely
23 Fevereiro 2022
Acessos: 399

 

EDE 2004

 

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), avalia que 2021 não foi fácil, mas que o Legislativo cumpriu com todas as funções que lhe foram atribuídas. “Foi um ano duro, principalmente em razão da pandemia. Tivemos que nos adequar às sessões híbridas, respeitando todos os protocolos sanitários, com distanciamento, mas conseguimos dar conta ao que nos foi demandado.”  

Ao fazer o levantamento das atividades, o presidente salientou que foram realizadas 127 sessões plenárias, com 144 projetos aprovados, 26 audiências públicas, reuniões de comissões e ações externas. Bins Ely destacou ainda que foram feitos investimentos em tecnologia, como telefonia móvel, internet, que deram suporte às coberturas necessárias por videoconferência. “A renovação do parque tecnológico da Câmara nos possibilitou realizar os trabalhos, sem impedimento dos debates e com participação externa”, disse o presidente. Bins Ely entende que o relacionamento com o Executivo foi positivo, “conseguimos manter o diálogo em alto nível”

Entre os desafios para o próximo ano, o chefe do Legislativo falou que os parlamentares devem continuar analisando as propostas referentes às alterações do Plano Diretor, continuidade da vacinação e a busca de soluções para o transporte coletivo de qualidade. “Vamos debater o Plano Diretor, que é a espinha dorsal da cidade, devemos ouvir a sociedade civil nas oito regiões de planejamento, em busca do que for melhor para todos”. Bins Ely agradeceu a confiança dos seus pares e salientou que é preciso manter o respeito aos diferentes pontos de vistas. “Sinto que conseguimos apaziguar a Câmara através do diálogo, da interlocução positiva, procurando fazer o nosso melhor pela cidade”.

Márcio Bins Ely transmite o cargo ao novo presidente da Câmara, vereador Idenir Cecchim (MDB), na tarde do dia 3 de janeiro de 2022, às 16 horas, quando também tomará posse a nova composição da Mesa Diretora. Relato mais detalhado sobre o balanço do ano Legislativo/2021 pode ser conferido no Jornal da Câmara Especial, que vai ao ar pela TV Câmara – Canais 11.3 TV Digital e 16 da NET – às 21 h. e 30 min. de quarta-feira, 29/12.

Texto

Glei Soares (reg. Prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Márcio Bins Ely se despede da presidência da Câmara

Empty
  •  Imprimir 
  • Email
Detalhes
Assessoria de Imprensa da CMPA
Marcio Bins Ely
03 Janeiro 2022
Acessos: 455

 

despedida marcio

 

Ao ocupar a tribuna do Plenário Otávio Rocha na Câmara Municipal de Porto Alegre, durante a sessão de posse da nova Mesa Diretora na tarde desta segunda-feira (3/1), o vereador Márcio Bins Ely (PDT) fez seu último pronunciamento como presidente da Casa. Ao ocupar a tribuna, Bins Ely disse ter sido "uma honra e uma imensa alegria" ter presidido a Câmara Municipal durante o ano de 2021, "apesar de ter sido o período mais crítico do século" com o ápice da contaminação pela pandemia por coronavirus. "Em março do ano passado, dia 25, nossas UTIs estavam superlotadas. De qualquer forma, tenho certeza que consegui propiciar, conforme meu compromisso público, um ambiente verdadeiramente democrático, transparente, isento e participativo para que todos e todas - governo, oposição e independentes - tivessem espaço para contribuir com o aperfeiçoamento do Legislativo no caminho do seu ideal: o de uma cidade melhor para os porto-alegrenses."

Márcio Bins Ely ressaltou que o momento histórico em que vivemos exigiu e exige reflexão sobre o papel do legislativo. "É preciso afirmar e reafirmar a importância da Câmara Municipal, que reúne a representação da totalidade dos votos da cidade expressa pela representação plural e percentual dos partidos e bancadas manifestos na urna pela soberana vontade do povo porto-alegrense através do voto."

Ele destacou as atividades desenvolvidas, em 2021, pela Câmara por meio das comissões permanentes, audiências públicas, sessões plenárias, partidos e bancadas. "Os vereadores e vereadoras possuem competência e vocação para solucionar os conflitos, identificar e fazer escolhas, pelo entendimento de sua maioria ou, por vezes, via consenso, objetivando soluções para melhoria da qualidade de vida na cidade, legislando e fiscalizando os atos do Executivo."

Lembrando que "vivemos um momento histórico em que é preciso diuturnamente defender os princípios e as diretrizes constitucionais que fundamentam a República brasileira e a nossa jovem democracia", Bins Ely afirmou que a sociedade exige de todos os vereadores, servidores e cidadãos o comprometimento diário com a democracia e com a proteção dos direitos fundamentais orientados pela Constituição. Também lembrou que a atual legislatura teve início, em 2021, com uma renovação de quase 50% da Casa, com 18 partidos com representação na Câmara e um novo governo chefiado pelo prefeito Sebastiaõ Melo e o vice Ricardo Gomes, "ambos oriundos desta Casa, o que favoreceu o diálogo permanente entre Executivo e Legislativo".

Márcio Bins Ely destacou ainda, entre as realizações da gestão 2021, as seguintes atividades desenvolvidas pelo Legislativo: 61 Frentes Parlamentares; 260 reuniões de Comissões Permanentes; 127 sessões ordinárias e 36 extraordinárias; 192 projetos aprovados, sendo 119 de vereadores e 73 do Executivo; 26 audiências públicas; convênio com a Escola de Gestão Pública do Município e com a UFRGS; inauguração do espaço de autoridade anexo ao plenário; reestruturação da Mesa Diretora com a criação da quarta secretaria; instituição da Galeria dos Vereadores Eméritos, tendo como primeiro intgrante o ex-vereador e ex-governador Alceu Collares; implementação de novas vagas para estagiários; concurso público para provimento de cargos; e a criação da Comissão de Ética, aprovada por unanimidade. "Ainda no mês de fevereiro (de 2021), aportamos cerca de R$ 8 milhões aos cofres do Executivo, em devolução, para auxiliar no combate à pandemia. A pandemia acelerou o processo de informatização deste Legislativo, tendo sido criados procedimentos que envolveram tarefas presenciais e remotas em plataformas digitais. Os trabalhos presenciais foram gradualmente retornando, mas as ferramentas on-line ficarão como um legado."

Ao finalizar seu discurso de despedida da presidência da Câmara, Bins Ely fez questão de agradecer à sua equipe de assessores, diretores da Casa, integrantes da Mesa Diretora, servidores e gestores e demais vereadores e vereadoras, bem como aos integrantes do governo Sebastião Melo. Bins Ely também agradeceu o apoio da família e do seu partido, o PDT, e fez uma especial homenagem ao "querido amigo Leonardo Ribeiro Cezar", ex-chefe de gabinete da presidência na sua gestão como presidente da Câmara e que faleceu vítima da covid-19 no ano passado. "Enfim, agradeço a todos vocês e aos porto-alegrenses, espero ter correspondido à altura da grandeza da responsabilidade que me foi confiada. Desejo aos meus queridos colegas e amigos da Mesa Diretora eleita para 2022, na pessoa do presidente Idenir Cecchim, uma democrática, profícua e exitosa gestão em favor da cidade e dos cidadãos."

Texto

Assessoria de Imprensa da CMPA

Márcio Bins Ely Visita Casas de Passagem do Loteamento Pampa

Empty
  •  Imprimir 
  • Email
Detalhes
Humberto Macedo
Marcio Bins Ely
26 Janeiro 2022
Acessos: 334

 

MARCIO f2da62346627f95b9a9f197a94130054

 

Na quarta-feira (26/01), o vereador Márcio Bins Ely esteve no Loteamento Pampa, no bairro Farrapos, para verificar a situação das estruturas das casas de passagem.

No ano de 2013, a comunidade da Vila Liberdade foi vítima de um incêndio de grandes proporções que ocasionou a destruição de quase todas as casas,  o que consequentemente, deixou os moradores sem lar.

O Demhab construiu casas de passagem, feitas de material reciclável, com prazo de duração de no máximo dois anos. No entanto, passaram-se nove anos e as famílias ainda não foram realocadas para moradias definitivas. 

O vereador, acompanhado do Secretário André Barbosa (DEMHAB) e de duas agentes da subprefeitura da região da Vila Farrapos/Humaitá visitaram o local. O secretário indicou que até o final do primeiro semestre do ano de 2022 algumas famílias já seriam encaminhadas para a compra assistida de suas residências e outras seriam inseridas no programa do aluguel social pelo prazo suficiente para realizar a compra assistida.

Márcio Bins Ely declarou apoio aos moradores: "A situação que estas famílias estão vivendo é extremamente indigna. Espero que a compra dos novos imóveis seja providenciada o mais rápido possível. Eu e meu gabinete estaremos atentos e acompanhando o andamento do trabalho".

Lançada a Frente em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde

Empty
  •  Imprimir 
  • Email
Detalhes
Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Marcio Bins Ely
11 Outubro 2017
Acessos: 4544

MARCIO TON 7899

A Câmara Municipal de Porto Alegre, instalou, no final da manhã desta terça-feira (10/10), a Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde, presidida pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), tendo como vice-presidente a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e, como secretária, a vereadora Sofia Cavedon (PT). A Frente conta com a  participação de mais 17 parlamentares e instituições representativas.

Bins Ely, proponente da Frente, explicou que a iniciativa "visa ampliar o espaço das terapias integrativas para promoção da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos". Segundo o vereador, o objetivo é divulgar tratamentos complementares à medicina convencional, aceitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, como base no documento de Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). "É preciso criar a consciência social de que a terapia holística complementa um tratamento, a busca da visão não fragmentada para harmonização e equilíbrio entre todas as dimensões do ser humano, atuando não só no corpo físico, mas também nas energias mais sutis", disse.

O vereador defendeu, ainda, sistemas de divulgação dessas atividades, a criação de agenda positiva e o encaminhamento de propostas ao governo municipal que possibilitem e ampliem as práticas de terapias integrativas em diferentes áreas sociais. "Elas propiciam o equilíbrio entre físico, emocional, mental e espiritual do ser humano", acrescenta, lembrando que as terapias holísticas ajudam na harmonização de todos esses aspectos, previnem doenças e auxiliam no processo de cura de muitas doenças.

Conforme o presidente da Frente, há um grande trabalho a ser desenvolvido em prol dos avanços às práticas integrativas em saúde. Ele citou conquistas, como a Lei 12.188/16, que inclui o Dia do Yôga (21 de junho) no calendário oficial de Porto Alegre, e reiterou a necessidade de aprovação de projetos que tramitam no Legislativo, a exemplo da proposta que oficializa o Dia da Quiropraxia no calendário oficial da cidade; do projeto de lei nº 135/17, que define regras para implementação do Programa de Terapias Naturais no SUS; e o projeto de lei nº 273/16, que cria o Programa de Meditação e Desenvolvimento da Inteligência Emocional nas escolas municipais.

Participantes

Participaram da instalação da Frente a presidente da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos, Sandra Paixão; a professora de yôga Vera Edler; a presidente do Conselho Nacional de Autorregulação da Terapia Floral, Rogéria Comim; a presidente da Associação de Arteterapia do Estado (Atergs), Angélica Shigihara; a representante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, massagista Muniz Job; a arte-terapeuta e profissional de saúde do Grupo Hospitalar Conceição, Daise Machado; a psicóloga indiana Sônia Ciarlo; a terapeuta holística Sabrina Salazar; o assessor jurídico do Espaço Vera Edler, Roberto Thomaz; além de apreciadores e adeptos de terapias holísticas.

Os vereadores que também integram a Frente são: Adeli Sell (PT), Aldacir Oliboni (PT), André Carús (PMDB), Cassiá Carpes (PP), Clàudio Janta (SD), Dr. Goulart (PTB), Luciano Marcantônio (PTB), Mauro Pinheiro (REDE), Mauro Zacher (PDT), Moisés Maluco do Bem (PSDB), Mônica Leal (PP), Paulo Brum (PTB), Prof. Alex Fraga (PSOL), Rodrigo Maroni (PODEMOS) e Tarciso Flecha Negra (PSD). 

Convites

Participantes da Frente pediram divulgação e convidaram para visita à sede da Associação de Terapeutas Holísticos, localizada em Itapuã, e para o Diwali - Festival das Luzes Porto Alegre, com atividades multidisciplinares, como dança clássica indiana, curso de culinária indiana, yôga, e palestras, que ocorrerão entre os dias 19 e 23 de outubro, em horários variados, na Usina do Gasômetro.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Mais Artigos...

  1. Proposta homenagem à Associação de Cegos do Rio Grande do Sul
  2. Proposta institui Programa Municipal de Terapias Naturais
  3. Projeto concede prêmio tradicionalista ao DTG Mala de Garupa
  4. Projeto inclui Semana do Rock no calendário oficial de Porto Alegre
Página 1 de 2
  • Início
  • Ant
  • 1
  • 2
  • Próximo
  • Fim
  • Deputados Federais
  • Afonso Motta (31)

  • Pompeo de Mattos (47)

  • Deputados Estaduais
  • Juliana Brizola (28)

  • Gerson Burmann (21)

  • Eduardo Loureiro (45)

  • Luiz Marenco (10)

  • PDT RS (O partido)
  • Diretorio Nacional (0)

  • Diretorio Estadual (4)

  • Executiva Estadual (4)

  • Coordenadores Regionais (1)

  • Deputados Federais (0)

  • Deputados Estaduais (1)

  • Prefeitos (2)

  • Vices Prefeitos (2)

  • Vereadores (2)

  • Movimentos Sociais
  • Juventude Socialista (14)

  • AMT (19)

  • Movimento Comunitario (0)

  • Movimento de Cultura (3)

  • Movimento dos Advogados (1)

  • Movimento dos Aposentados (0)

  • Movimento pela Educação (3)

  • Ernesto Dornelles (0)

  • Movimento Negro (7)

  • Ecotrabalhismo (2)

  • Autenticidade Trabalhista (50)

  • Diversidade (7)

  • Sindical (3)

  • PDT Axé (4)

  • Cartas Históricas
  • Carta de Lisboa (1)

  • Carta de Mendes (1)

  • Carta de São Paulo (1)

  • Carta Testamento (1)

  • Nossa História
  • Alberto Pasqualini (Lideres Historicos)
  • Carta de Lisboa: marco do Trabalhismo na redemocratização do Brasil (Fundação)
  • Carta-testamento de Getúlio Vargas: 63 anos de um marco nacional (Lideres Historicos)
  • Darcy Ribeiro (Lideres Historicos)
  • Getulio Vargas (Lideres Historicos)
  • Internacional Socialista (Internacional Socialista)
  • João Goulart (Lideres Historicos)
  • Leonel Brizola (Lideres Historicos)

logo vert medio

DIRETÓRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Sede Leonel Brizola

Rua Felix da Cunha, 311

Floresta - Porto Alegre

CEP: 90.570-001

Telefone: +55 (51) 3222-4575 / 8181 / 3841

Fax: +55 (51) 3222 - 4226

Temos 130 visitantes e Nenhum membro online

Bootstrap is a front-end framework of Twitter, Inc. Code licensed under MIT License. Font Awesome font licensed under SIL OFL 1.1.