BINS EDE 9844

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Resolução nº 029/17, de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), que concede Diploma de Honra ao Mérito à Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs). De acordo com o proponente, a entidade atua na busca da inclusão de seus usuários na vida comunitária e no mercado de trabalho, por meio da promoção de oficinas de reabilitação e qualificação profissional, geração de renda, empregabilidade, prática paradesportiva e atividades socioculturais.

Em sua justificativa, o parlamentar afirma que as ações desenvolvidas pela Acergs visam à autonomia e à independência das pessoas com deficiência visual, e, assim, geram melhorias na autoestima, na autoconfiança e na segurança do ir e vir dessas pessoas. “Por outro lado, essas ações contribuem para que as famílias tenham uma melhor compreensão do seu papel em relação às pessoas com deficiência visual”, salienta.

Ele também faz referência ao Centro de Reabilitação e Qualificação Profissional da instituição, onde são desenvolvidas as oficinas de Tecnologia Assistiva, Sistema Braille, orientação e mobilidade, bem como atendimentos com psicólogos e com assistentes sociais. No setor de esportes, são ofertados atletismo, goabal, futebol de 5, futebol B2 e B3, judô e xadrez. “Nada mais justo do que reconhecer o fundamental trabalho da Acergs com a concessão do Diploma Honra ao Mérito pelos valorosos serviços prestados à capital dos gaúchos”, completa Bins Ely.

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)